Institucional

Prefeitura Municipal de Groairas

Virginia Souza Aguiar

Prefeito(a)

Virgina Souza Aguiar é natural de Coreaú/CE. É graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá, com registro na Ordem dos Advogados do Brasil desde 2003. Possui especialização em Direito e Processo do Trabalho, concluída em 2006. Iniciou sua atuação na administração pública [...]

Mais infomações

Francisca Cilene Ximenes Maciel

Vice-prefeito(a)

Gabinete da Prefeita Mais informações
Celia Maria Carneiro Braga

Chefe de Gabinete

Rua Vereador Marcolino Olavo Parente , Nº 770 - Centro - CEP: 62.190-000

de Segunda A Sexta-feira: das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

(88) .3647-1103

gabinete@groairas.ce.gov.br

Controladoria Mais informações
Marcos Francisco Machado Melo Junior

Controlador (a) Geral do Município

Rua Ver Marcolino Olavo , Nº 770 - Centro - CEP: 62.190-000

de Segunda A Sexta-feira: das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

controladoria@groairas.ce.gov.br

Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social Mais informações
Hugo Aragão Ximenes

Secretário(a)

Rua Dona Leopoldina , Nº SN - Centro - CEP: 62.190-000

de Segunda A Sexta-feira: das 08:00 às 17:00

sads@groairas.ce.gov.br

Secretaria da Educação Básica Mais informações
Jose Maria Ximenes Lima

Secretário(a)

Rua João Guarino Feijão , Nº 722 - Chico Geronimo - CEP: 62.190-000

de Segunda A Sexta-feira: das 08:00h às 17:00h

educacao@groairas.ce.gov.br

Secretaria de Administração, Finanças e Controle Mais informações
Antonio Neuton Silva Filho

Secretário(a)

Rua Ver Marcolino Olavo , Nº 770 - Centro - CEP: 62.190-000

de Segunda A Sexta-feira: das 08:00h às 17:00h

(88) 3647-1103

sefin@groairas.ce.gov.br

Secretaria de Assuntos Institucionais e Comunicação Social Mais informações
Francisco Clerton Alves Paiva

Secretário(a)

Rua Vereador Marcolino Olavo , Nº 770 - Centro - CEP: 62.190-000

de Segunda A Sexta-feira: das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

saicom@groairas.ce.gov.br

Secretaria de Saúde Mais informações
Maria da Conceição Lima Paiva

Secretário(a)

Rua Vereador Marcolino Olavo , Nº 817 - Centro - CEP: 62.190-000

de Segunda A Sexta-feira: das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

(88) 9.9232-9051

saude@groairas.ce.gov.br

Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente Mais informações
Francisco Marcelo de Oliveira Lima

Secretário(a)

Av Manuel Jeronimo , Nº 76 - Padre Mororó - CEP: 62.190-000

de Segunda A Sexta-feira: das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

seagri@groairas.ce.gov.br

Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto Mais informações
Mari

Secretário(a)

Cap. José Linhares - - CEP: 62.190-000

de Segunda A Sexta-feira: das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

secult@groairas.ce.gov.br

Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos Mais informações
Artenio Mesquita Ramos

Secretário(a)

Av Major Araújo , Nº 470 - Centro - CEP: 62.190-000

de Segunda A Sexta-feira: das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

seinfra@groairas.ce.gov.br

O Gabinete do Prefeito é o órgão incumbido de assisti-lo nas funções político-administrativas;

Registrar e controlar as audiências do Chefe do Poder Executivo;

Desempenhar atividades de relações públicas, imprensa, comunicação social e divulgação;

Coordenar a agenda do Prefeito e Vice-Prefeito Municipal;

Encaminhar projetos de Lei ao Poder Legislativo;

Providenciar a sanção, promulgação e publicação de Leis e demais atos normativos;

Controlar e distribuir correspondências;

Assistência direta para os contatos com os demais órgãos do Município;

Coordenar os contatos do Chefe do Poder Executivo com munícipes, entidades, associações de classe e autoridades;

Atender e fazer encaminhar os interessados aos órgãos competentes;

Elaborar todos os procedimentos licitatórios do Poder Executivo, através da Comissão de Licitação e Pregoeiro, para homologação pelos Secretários das respectivas pastas;

Coordenar a articulação política junto ao Poder Legislativo.

Verificar a regularidade da programação orçamentária e financeira;

Avaliar o cumprimento das metas previstas nas leis orçamentárias;

Comprovar a legalidade e avaliar os resultados de gestão orçamentária, financeira e patrimonial;

Apoiar o controle externo (Tribunal de Contas);

Examinar a escrituração contábil e documentos correlatos;

Examinar as fases da execução da despesa, inclusive licitações e contratos;

Controlar critérios adicionais e a conta de "restos a pagar";

Acompanhar a contabilização dos recursos de convênios;

Supervisionar medidas de adequação da despesa com pessoal;

Promover melhorias e aperfeiçoamentos no Sistema de Controle Interno;

Realizar auditorias trimestrais contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial;

Emitir relatórios, pareceres e demais pronunciamentos.

Órgão incumbido de promover políticas de assistência social:

Planejamento e execução de ações assistenciais a carentes, gestantes, idosos e deficientes;

Programas de habitação popular;

Coordenação de ações em situações de emergência e calamidade pública;

Apoio à formação de associações comunitárias;

Execução de programas de geração de emprego e renda;

Capacitação da mão de obra local;

Incentivo ao empreendedorismo;

Convênios para fortalecimento da geração de emprego e renda.

Órgão incumbido de executar políticas educacionais, científicas e tecnológicas:

Execução, supervisão e controle das ações relativas à educação;

Gestão e fiscalização de escolas públicas e privadas;

Apoio e articulação com governos federal e estadual;

Estudo e pesquisa de recursos financeiros para custeio e investimento educacional;

Operação e manutenção de equipamentos educacionais da rede pública;

Integração das ações administrativas da educação;

Planejar, coordenar, executar, controlar e avaliar a política educacional municipal;

Planejar e executar o calendário educacional;

Promoção de projetos esportivos escolares.

Órgão incumbido de exercer as atividades ligadas à Administração Geral do Poder Executivo e executar a política administrativa e controle financeiro do Município, especialmente:

Recrutamento, seleção, regime jurídico, controle funcional e financeiro e demais atividades de pessoal;

Treinamento, qualificação e capacitação de pessoal;

Padronização, aquisição, guarda, distribuição e controle de estoque de materiais, móveis e imóveis;

Desempenhar a política de informação administrativa do Poder Executivo;

Manter e organizar o arquivo municipal;

Zeladoria de equipamentos, vigilância e instalações;

Executar atividades relativas a lançamento de tributos e arrecadação de rendas municipais;

Fiscalização de contribuintes;

Guarda e movimentação de valores;

Centralizar os serviços de Tesouraria, analisar e liberar pagamentos;

Processamento da receita e despesa pública municipal;

Contabilização orçamentária, financeira e patrimonial;

Elaboração do PPA, LDO e Orçamento Municipal e acompanhamento e controle de sua execução;

Escrituração contábil do Poder Executivo Municipal;

Assessoramento geral em assuntos econômico-financeiros.

I - Promover e coordenar as relações institucionais do Município com órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas federal e estadual;

II - Coordenar ações junto a órgãos governamentais, visando à captação de recursos, programas e projetos que beneficiem o Município;

III - Atuar na interlocução com entidades da sociedade civil organizada, com o objetivo de fortalecer o diálogo e a participação cidadã na administração pública;

IV - Acompanhar e articular políticas públicas que envolvam diretamente os interesses institucionais do Município;

V - Formular e coordenar a política de comunicação e publicidade institucional da Administração Pública Municipal;

VI - Produzir materiais de divulgação e informativos para a imprensa e para a sociedade em geral;

VII - Manter atualizadas as informações no sítio eletrônico oficial e nas mídias sociais do Município, promovendo a transparência e a publicidade das ações governamentais.

Órgão incumbido de organizar e executar as políticas de saúde, especialmente quanto a:

Organizar e executar as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) conforme Plano Municipal de Saúde e normas do SUS;

Desenvolvimento das ações de promoção, proteção e recuperação da saúde da população;

Vigilância epidemiológica, sanitária e nutricional;

Prestação de serviços médicos, odontológicos e ambulatoriais;

Promoção de campanhas de esclarecimento e educação sanitária;

Implantação e fiscalização de normas de higiene e saúde pública;

Articulação com órgãos de proteção ambiental;

Coordenação de programas de medicina preventiva e curativa;

Gerenciamento de serviços hospitalares e ambulatoriais;

Coordenação das Agentes Comunitárias de Saúde;

Referenciamento de pacientes para outras localidades;

Atualização de cadastros de monitoramento da saúde;

Cooperação com o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral;

Realização de assistência farmacêutica.

Órgão incumbido do desenvolvimento agropecuário e ambiental:

Planejamento de ações na área agrícola, irrigação e piscicultura;

Desenvolvimento de atividades agropecuárias modernas;

Defesa sanitária e inspeção de produtos agropecuários;

Estímulo ao desenvolvimento pesqueiro;

Incentivo à fertilidade dos solos e conservação dos recursos naturais;

Fomento à comercialização de produtos agropecuários;

Promoção da apicultura;

Apoio à reordenação fundiária;

Apoio à reforma agrária e fixação do homem no campo;

Elaboração de planos de preservação ambiental;

Catalogação da fauna e flora municipal;

Coordenação de políticas de desenvolvimento aliado à preservação ambiental.

Órgão incumbido da gestão cultural, turística e esportiva:

Gestão e fiscalização dos equipamentos culturais e turísticos;

Planejamento e execução da política cultural do Município;

Execução do calendário cultural;

Articulação com governos e iniciativa privada para promoção cultural e esportiva;

Administração da Biblioteca Pública e demais equipamentos culturais;

Promoção da produção artística e preservação do patrimônio histórico;

Promoção de campanhas de incentivo às atividades artísticas e culturais;

Promoção de eventos municipais;

Desenvolvimento de ações de fomento ao turismo.

Órgão incumbido da execução de obras e infraestrutura:

Elaboração de projetos e construção de obras públicas;

Conservação e fiscalização de obras públicas e particulares;

Abertura de vias e pavimentação;

Construção e manutenção de estradas;

Fiscalização das normas de urbanização;

Manutenção de abastecimento e saneamento em parceria com a CAGECE;

Arborização de ruas, avenidas, praças, parques e jardins;

Limpeza pública;

Administração de iluminação pública, rodoviária, mercados, feiras, cemitérios e matadouros.

DECRETO: 32/2025 08/10/2025NOVO

08/10/2025

Transfere o feriado escolar alusivo ao Dia do Professor e dá outras providências.

DECRETO: 31/2025 06/10/2025NOVO

06/10/2025

Dispõe sobre a definição da alíquota do RAT – Risco Ambiental do Trabalho do Município de Groaíras/CE e dá outras providências

LEI MUNICIPAL: 1019/2025 03/10/2025

03/10/2025

DISPÕE SOBRE O PLANO PLURIANUAL PARA O PERÍODO DE 2026/2029.

LEI MUNICIPAL: 1012/2025 01/10/2025

01/10/2025

Dispõe sobre a transformação da antiga Escola José Francisco de Lima, localizada na localidade de Caiçara, no Município de Groaíras, em Centro de Proteção e Cuidados com [...]

LEI MUNICIPAL: 1011/2025 01/10/2025

01/10/2025

Autoriza o Poder Executivo Municipal a instituir o Programa Complementar de Material Didático, Kit Educativo e Uniforme Escolar, e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 1010/2025 01/10/2025

01/10/2025

Institui, no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Groaíras, a Gratificação de Incentivo ao Desempenho Escolar para profissionais da educação, com base nos resultados do SPA [...]

LEI MUNICIPAL: 1013/2025 01/10/2025

01/10/2025

Dispõe sobre a instituição da Ave Símbolo do Município de Groaíras/CE, o Beija-flor-vermelho (Chrysolampis mosquitus), e institui o Dia Municipal de Conscientização da Pre [...]

LEI MUNICIPAL: 1016/2025 01/10/2025

01/10/2025

Institui o "Dia Municipal das Religiões de Matriz Africana" no âmbito do Município de Groaíras e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 1017/2025 01/10/2025

01/10/2025

Dispõe sobre a destinação de terreno situado no Distrito de Itamaracá, neste Município de Groaíras, e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 1018/2025 01/10/2025

01/10/2025

Denomina de JOSÉ MACHADO PAIVA, conhecido por "Zé Jerônimo", a estrada vicinal que liga Groaíras à localidade Juriti, iniciando no final da Rua Princesa Isabel e finalizando [...]

LEI MUNICIPAL: 1014/2025 01/10/2025

01/10/2025

Dispõe sobre a instituição do Programa Municipal de Mapeamento e Acompanhamento de Pessoas com Doenças Raras, e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 1015/2025 01/10/2025

01/10/2025

Institui o Programa Municipal "Saúde na Feira" e dá outras providências.

LC - LEI COMPLEMENTAR: 003/2025 01/10/2025

01/10/2025

Dispõe sobre o Código de Posturas e Obras do Município de Groaíras – CE.

INSTRU??O NORMATIVA: 08/2025 29/09/2025

29/09/2025

Dispõe sobre os procedimentos administrativos para solicitação, concessão, pagamento e prestação de contas de diárias no âmbito do Poder Executivo do Município de Groaír [...]

PORTARIA: 449/2025 25/09/2025

25/09/2025

Dispõe sobre a concessão de Gratificação por Trabalho Técnico Relevante (GTTR) e dá outras providencias.

PORTARIA: 450/2025 25/09/2025

25/09/2025

Dispõe sobre a concessão de Gratificação por Trabalho Técnico Relevante (GTTR) e dá outras providencias.

PORTARIA: 447/2025 23/09/2025

23/09/2025

Dispõe sobre a concessão de Gratificação por Trabalho Técnico Relevante (GTTR) a servidores vinculados à Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos e dá outr [...]

PORTARIA: 446/2025 23/09/2025

23/09/2025

Dispõe sobre a concessão de Gratificação de Incentivo ao Trabalho para Melhoria dos Indicadores de Saúde (GITS) a servidores vinculados à Secretaria da Saúde e dá outras p [...]

LEI MUNICIPAL: 1009/2025 23/09/2025

23/09/2025

Denomina de Rua João Batista Farias, conhecido por "João Rosírio", a via pública da localidade Riacho das Camaúbas, zona rural de Groaíras, com início na CE-179 e término [...]

PORTARIA: 448/2025 23/09/2025

23/09/2025

Revoga a concessão da Gratificação por Trabalho Técnico Relevante (GTTR) a servidor do Município de Groaíras e dá outras providências.

PORTARIA: 445/2025 22/09/2025

22/09/2025

Dispõe sobre a concessão de Gratificação de Incentivo ao Trabalho para Melhoria dos Indicadores de Saúde (GITS) a servidoras vinculadas à Secretaria da Saúde e dá outras p [...]

PORTARIA: 444/2025 22/09/2025

22/09/2025

Exonera o Chefe de Infraestrutura do Município de Groaíras e dá outras providencias.

PORTARIA: 443/2025 18/09/2025

18/09/2025

Altera a composição do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – CMDI de Groaíras, em razão de substituição de representante da Câmara Municipal.

LEI MUNICIPAL: 1008/2025 17/09/2025

17/09/2025

Altera a Lei Municipal nº 895/2023, para redefinir a vinculação administrativa e orçamentária do Conselho Tutelar do Município de Groaíras e dá outras providências.

PORTARIA: 438/2025 10/09/2025

10/09/2025

Nomeia o Assessor Jurídico da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social de Groaíras e dá outras providências.

PORTARIA: 439/2025 10/09/2025

10/09/2025

Dispõe sobre concessão de licença sem remuneração para tratar de interesses particulares, e dá outras providências.

DECRETO: 29/2025 09/09/2025

09/09/2025

Dispõe sobre a restrição temporária da comercialização de bebidas alcoólicas por vendedores ambulantes no entorno da Praça Padre Mororó durante os eventos religiosos da 2 [...]

PORTARIA: 437/2025 08/09/2025

08/09/2025

Nomeia o Diretor do Departamento de Planejamento, Projetos e Programas do Município de Groaíras e dá outras providencias.

PORTARIA: 435/2025 08/09/2025

08/09/2025

Altera a composição da Equipe de Planejamento das Contratações, instituída pela Portaria nº 24/2025, de 02 de janeiro de 2025, nos termos da Lei Federal nº 14.133/2021, e d [...]

PORTARIA: 436/2025 08/09/2025

08/09/2025

Dispõe sobre a designação de fiscais de contratos administrativos no âmbito do Município de Groaíras e dá outras providências.

Perguntas frequentes FAQ

A população estimada de Groaíras é de aproximadamente 10.400 habitantes, conforme dados mais recentes do IBGE.

Rua Vereador Marcolino Olavo Parente, nº 770, Centro, Groaíras/CE. CEP: 62.190-000.

Zelar pelo patrimônio público, cumprir suas funções com responsabilidade, ética e eficiência, obedecer à hierarquia e respeitar os princípios da legalidade e moralidade administrativa.

A atual prefeita é Virgina Souza Aguiar, eleita para o mandato de 2025 a 2028.

A estrutura está definida em lei municipal que organiza as secretarias, órgãos e departamentos da Prefeitura, visando eficiência na prestação dos serviços públicos.

Telefone: (88) 3647-1103 E-mail: gabinete@groairas.ce.gov.br Site oficial: www.groairas.ce.gov.br Facebook: facebook.com/people/Prefeitura-Municipal-de-Groa%C3%ADras/61571257295299/ Instagram: instagram.com/prefeituradegroairas/

O Portal da Transparência está disponível no site oficial da Prefeitura, acessível pelo link: www.groairas.ce.gov.br.

O portal disponibiliza dados sobre receitas e despesas, licitações, contratos, folha de pagamento, relatórios fiscais, entre outros, conforme exigido pela Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).

Os pedidos podem ser feitos por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), disponível no site da Prefeitura, ou presencialmente na sede da Prefeitura, conforme orientações disponíveis no portal.

As informações estão disponíveis na seção "Licitações na Aba Transparência" do Portal da Transparência, incluindo editais, resultados e contratos firmados.

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